Rodízio de comida japonesa? Considerações nutrológicas


Pergunta frequente de consultório: Dr, em um rodízio de comida japonesa, quais sushis e sashimis devo optar.

Sente-se à mesa pois rodízio de comida japonesa é um capítulo à parte na Nutrologia rs.

Primeira dica: Pra que rodízio ? Que mentalidade é essa na qual você decide comer uma grande variedade de pratos devido o preço que pagou. Não seria melhor ir a um bom restaurante de comida japonesa e pedir e montar um combinado de 20 ou 30 peças? Apreciá-las calmamente, sentir a textura dos peixes, do arroz, a acidez, a temperatura, o sabor, a gordura e as notas dos peixes.

Segunda dica: Cuidado com o sódio do shoyu e cuidado com o glutamato. Opte-se sempre pelo shoyu light. Tem bem menos sódio, mas ainda assim tem sódio, ou seja, sódio em excesso pode elevar a pressão arterial em indivíduos predispostos. Além disso pode favorecer maior retenção hídrica (inchaço), ser gatilho para enxaqueca. O Glutamato monossódico pode piorar intolerâncias alimentares em indivíduos predispostos e desencadear sintomas intestinais e extra-intestinais. Já existe shoyu glutamato free. A função dele é realçar o sabor. Não está ali para ser usado indiscriminadamente e sim para ser pincelado no peixe.

Terceira dica: tarê: ele é doce, tem uma combinação de água, sal, soja, milho, açúcar, corante caramelo e conservador sorbato de potássio, sake, xarope de glicose, amido modificado, acidulante, ácido láctico,  glutamato monossódico. Ou seja, também tem sódio e ainda pode elevar a sua glicemia. Cuidado diabéticos. Cuidado também com as calorias. 1 colher de sopa fornece cerca de 290mg de sódio e 24kcal.

Quarta dica: Atenção às calorias.  
Se for comer sashimi (apenas as fatias cruas): opte por peixes e frutos do mar mais magros, ou seja, com menor quantidade de gordura:  badejo, garoupa, robalo, tilápia. Peixes com maior teor de gordura e que você deve ficar atento às quantidades: anchova, arenque, atum, cavala, salmão, sardinha, tainha. São ricos em ômega 3 e por isso devem ser incorporados à nossa rotina. As pessoas tendem a pensar que pelo sashimi não ter carboidrato, eles não são calóricos. Com isso exageram.  Cada peça oferece cerca de 20 a 25kcal, mas e se você ingerir 15 sashimis, aí ja terá ingerido cerca de 300kcal. Atenção também à digestão, já que a proteína estando crua, tem uma digestão mais lenta. Se você exagera, pode ficar empachado e passar mal. Gestantes com IgG negativo para toxoplasmose devem evitar alimentos crus como peixes.

Se for comer sushi, o cuidado deve ser redobrado, pois além dos frutos do mar, o sushi acompanha o shari, que é o arroz com vinagre. Sim, aquele arroz japonês especial, para dar liga e ficar grudadinho depende da presença de açúcar e vinagre. Atenção diabéticos! E cada pecinha terá em torno de 30 a 35kcal no caso de peixe branco, polvo e camarão, e 40-45kcal nas peças com salmão ou atum. Quer comer o sushi? Ok, mas coma também sashimi para alterar a carga glicêmica da refeição e com isso a sua glicemia não elevar tanto.

Quinta dica: cuidado com as preparações quentes. Geralmente são fritas: empanados, hot roll, hot philadelphia, guyoza, rolinho primavera, shimeji na manteiga e abacaxi. 1grama de gordura fornece 9kcal. 

Entendeu como é fácil alcançar 1000kcal em um rodízio ?

Autores: 
Dr. Frederico Lobo – Médico Nutrólogo – CRM-GO 13192 | RQE 11915
Revisores: 
Rodrigo Lamonier – Nutricionista e Profissional da Educação física
Márcio José de Souza – Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 
Yuri Rocha – Empresário frente aos Temperos do Yuri e digital influencer frente ao @eatnicely.

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo

CRM-GO 13192 | RQE 11915
Telefones: (62) 99233-7973 | 3941-2998 | 3941-2974
Clínica Medicare: Rua 115-H, nº31, Setor Sul, Goiânia - GO

© Copyright 2018 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat