Novo corona vírus (Covid-19): Prevenção, Nutrologia baseada em evidências e soroterapia.


Com a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) que o novo corona vírus (Covid-19) tornou-se uma pandemia, “brotaram” na internet uma quantidade imensurável de fake news. E para piorar a situação, alguns profissionais da área da saúde começaram a propagar que aplicam em seus consultórios, soros endovenosos com finalidade de aumentar a imunidade.

O que me deixa revoltado é saber quem há pessoas que gastam mais de 5 mil reais nessas aplicações, com a ilusão de que infusão de vitaminas, minerais e aminoácidos vão realmente potencializar a imunidade e protegê-las de uma possível infecção pelo Covid-19.

Nas redes sociais surgiram inúmeros falsos nutrólogos divulgando esse tipo de terapia. O que levou a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) a emitirem pareceres sobre o tema.

Posicionamento da BRASPEN
Postagem do CREMERJ sobre práticas enganosas na Medicina.

Sendo assim, eu como médico Nutrólogo me vejo no dever de deixar claro para os meus pacientes, e para quem me acompanha no blog, site e redes sociais minha opinião sobre o tema. |
É revoltante ver colegas da área da saúde se aproveitando de um momento tão crítico como esse. Profissionais vendendo ilusões. Fico indignado por saber quem sempre existirá quem pagará para ser enganado. Assim como pagam por prescrições de Anabolizantes, dieta hCG, uso de hormônios sem necessidade, exames sem validação científica.

1) NÃO existe soro endovenoso para imunidade. Vários nutrientes podem ter ação sobre o sistema imunológico: Zinco, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina A, Selênio, Cobre, Ácido fólico, Fibras, Aminoácidos, Carboidratos e Ácidos graxos. Mas devem ser utilizados pela alimentação e se de acordo com os exames laboratoriais (existir deficiência) ou baseado no inquérito alimentar o Nutrólogo/Nutricionista detectar que a ingestão de determinado nutriente está baixa, aí sim postula-se a suplementação. Exemplo: vegetarianos com baixo consumo de Ferro, B12, Zinco e ômega 3. Ou pacientes submetidos a cirurgia bariátrica.
2) NÃO existe na Nutrologia essa prática de Soros aplicados em consultório: exceto infusão de micronutrientes específicos em situações especiais como déficit de Ferro, déficit de B12, Hiperemese gravídica, Pacientes pós-bariátricos refratários ao tratamento via oral, Pacientes com Síndrome do Intestino Curto ou qualquer outra situação na qual o trato digestivo não pode ser utilizado ou não está “funcionante”. Ou seja, são situações muito específicas.

Recomendações baseada em evidências, para a prevenção da infecção pelo Covid-19:
1) Ingerir pelo menos 30ml/kg/dia de água.
2) Manter uma dieta adequada, balanceada, com o mínimo de alimentos ultraprocessados.
3) Ter pelo menos 7 a 8 horas de sono por noite.
4) Lavar bem as mãos, várias vezes ao dia.
5) Usar álcool gel.
6) Passar álcool gel nas superfícies em que várias pessoas entram em contato.
7) Evitar contato físico com terceiros e se o fizer, utilizar álcool gel.
8) Evitar aglomerações ou reuniões. Se tiver como trabalhar via home office é recomendado. Reuniões via internet também auxiliam. Isolamento social temporário é uma medida eficaz para evitar a propagação do vírus.
9) Quando espirrar ou tossir coloque a mão ou o braço. Se apresentar qualquer tipo de sintoma respiratório inicie o uso de máscara cirúrgica e procure uma unidade de saúde.
10) Se você cuida/convive com idosos, utilize máscara e redobre os cuidados.
11) Não faça jejuns ou dietas restritivas, pois podem interferir na resposta imune. Assim como atividade física extenuante.

Dr. Frederico Lobo
CRM-GO 13192
RQE 11915
Médico Nutrólogo

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo

CRM-GO 13192 | RQE 11915
Telefones: (62) 99233-7973 | 3941-2998 | 3941-2974
Clínica Medicare: Rua 115-H, nº31, Setor Sul, Goiânia - GO

© Copyright 2018 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat