Comilança de final de ano, o que fazer?


Final de ano, sempre a mesma pergunta dos pacientes e seguidores. Como fazer para não engordar final de ano? Para responder essa pergunta precisamos levar em consideração alguns fatores.

Primeiro fator: Final de um ano, só existe naquele ano. Não sabemos como será o próximo ano, se estaremos juntos dos nosso entes queridos. Então a primeira orientação é: aproveite o final de ano. Não sabemos o dia de amanhã. Se comida faz parte da confraternização, coma.

  • Nossa Dr, vc um nutrólogo orientando a gente a sair da linha ?

Exceto em situações especiais como Diabetes mellitus, Doença renal crônica avançada, Doença inflamatória intestinal em atividade, Intestino curto, os demais podem comer o que tiver vontade, na quantidade que quiser. Sempre com consciência e se possível praticando mindful eating (se não tem o meu e-book, basta solicitar).

Como disse, comida não é só nutriente, não é só para matar a nossa fome. Comida está inserida em um contexto afetivo, social, cultural. Comida faz parte da confraternização. Muitos dos pratos típicos natalinos e do réveillon, só consumimos nessa época. Ou vc faz peru em outras épocas do ano? Rabanada? Já parou para relembrar os natais e réveillon da sua infância e adolescência? Provavelmente verá que lembrará das comidas.

Portanto, coma, deguste, sinta o sabor, o cheiro, a textura dos alimentos nas festas de fim de ano. Vale a pena, ficará na sua memória.

Segundo fator: Raramente alguém engorda e não perde os kilos adquiridos final de ano. Nosso corpo é resiliente e graças à nossa microbiota e outros fatores, ele dá um jeito de voltar para o peso anterior às festas. Principalmente se durante todo o ano você praticou atividade física e promoveu biogênese mitocondrial. Termo complicado né? Mas em resumo, seu corpo vai dar um jeito de ajustar o metabolismo e após um excesso calórico por 4 ou 7 dias, ele retornará ao ponto inicial. Outro ponto que deve ser considerado, muitos pacientes estavam seguindo dieta restritiva antes das festas. Quando comem um pouco mais, acabam retendo um pouco de água. Se começam a seguir novamente a dieta, após o réveillon, provavelmente a queda inicial do peso na balança é de água e não de gordura.

Terceiro fator: Sejamos ponderados. Comemorações não precisam ser exclusivamente regadas a libação alcóolica, comer até passar mal, ficar empachado. Qual a necessidade do extremo? Podemos comer entradas, beliscar, pratos principais, sobremesas, ingerir bebidas e vida que segue. Já sabe que vai ingerir um pouco mais de calorias, tente manter a dieta normal nos outros dias. Faça aqueles eventos, momentos especiais, repletos de prazeres não somente alimentares.
1) Abrace familiares,
2) Abra presentes,
3) Ouça músicas que goste
4) Faça karaokê com amigos e familiares
5) Tire muitas fotos e faça vídeos
6) Assista filmes em família
7) Vá passear em lugares com natureza: parques, praia
8) Relembre e anote em algum lugar, avanços que você teve esse ano.
9) Planeje e anote seus planos para o próximo ano.
10) Agradeça a Deus e os que te cercam, por todo apoio ao longo do ano.
São inúmeras as formas de se divertir, podendo elas estarem ligadas a alimentação e serem tão prazerosas quanto um alimento gostoso.

  • Mas eu chutei o balde no Natal e continuo chutando até o ano novo, o que fazer?

Busque o balde e vida que segue. Pratique atividade física para te ajudar a ter melhor condicionamento físico, planeje as refeições no período do Natal ao ano novo. Coma coisas palatáveis, gostosas, mas sem exageros. Provavelmente no próximo ano teremos as mesmas comidas gostosas e outras ainda mais gostosas.

E lembre-se, você tem 366 dias (2024 é ano bissexto) pela frente, para praticar atividade física de forma regular, dormir melhor, controlar o estresse, fazer psicoterapia, construir melhores relações interpessoais e alimentar-se de maneira mais saudável. Começo de ano é uma oportunidade boa para realizar um check-up Nutrológico e entrar o ano mais vigilante com a própria saúde.

Então aproveite !

Feliz 2024

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo
CRM-GO 13192 – RQE 11915
CRM-SC 32949 – RQE 22416

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo

CRM-GO 13192 | RQE 11915
Telefones: (62) 99233-7973 | 3941-2998 | 3941-2974
Clínica Medicare: Rua 115-H, nº31, Setor Sul, Goiânia - GO

© Copyright 2018 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat